O que é Glaucoma?
O Glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, na maioria dos casos está associada com a pressão alta nos olhos. Nem todos os glaucomas apresentam pressão intraocular alterada.
Quais os sintomas de Glaucoma?
Na maioria dos pacientes, o Glaucoma só apresenta sintomas quando está em fases avançadas da doença. Por isso, é importante o acompanhamento oftalmológico de rotina, mesmo sem queixas. Dessa forma, podemos fazer o diagnóstico do Glaucoma antes que ele leve a alguma perda visual.
Pacientes com glaucomas avançados têm perda de visão periférica, enxergam somente o centro do campo de visão normal. Pacientes com glaucoma de ângulo estreito podem apresentar crise de glaucoma agudo, que leva a dor ocular intensa associada com vermelhidão nos olhos.
Quem tem maior risco de desenvolver Glaucoma?
Alguns pacientes apresentam maior risco a desenvolver o Glaucoma. Os fatores de risco são:
Mais de 40 anos de idade
Familiares com Glaucoma
Pressão ocular elevada
Descendência asiática, hispânica ou africana.
História de trauma ocular
Uso de corticoides
Espessura da córnea fina
Escavação do nervo óptico aumentada
Como é feito o diagnóstico do Glaucoma?
O diagnóstico de Glaucoma é realizado através do exame oftalmológico de rotina, quando o oftalmologista avaliar a pressão dos olhos e o aspecto do nervo óptico. Quando há a suspeita de Glaucoma são solicitados alguns exames complementares, como por exemplo: Retinografia, Campo Visual, OCT de Nervo óptico e paquimetria da córnea.
Como é o tratamento do Glaucoma?
O tratamento consiste em controlar a pressão dos olhos. Isso pode ser realizado através do uso de colírios, laser ou cirurgia. O melhor tratamento para cada caso depende de vários fatores e será definido pelo médico oftalmologista.