O que é Catarata?
A catarata é a lente interna do nosso olho que envelheceu e ficou turva.
Quais os sintomas da Catarata?
A visão de quem tem catarata fica embaçada. Também pode ocorrer alteração da visão de cores, ofuscamento com a luz, piora da visão em ambientes com pouca luz e alteração no grau dos óculos. A Catarata não leva a dor nos olhos nem a lacrimejamento.
Qual o tratamento?
O tratamento da Catarata é feito através de cirurgia.
Como é a Cirurgia de Catarata?
A cirurgia de Catarata é um procedimento rápido e seguro. O paciente recebe anestesia do tipo sedação e colírio anestésico. A duração da cirurgia é de cerca de 15 minutos. Assim que o paciente estiver acordado da anestesia é liberado para ir para casa.
O procedimento cirúrgico é feito dentro do olho e serve para trocar a lente do olho. Na cirurgia, a catarata é retirada de dentro do olho e uma nova lente é implantada. Ou seja, é realizado a troca da lente do olho. Retira a lente natural do olho que está envelhecida e turva e coloca uma nova lente em seu lugar.
Como é a recuperação e repouso após a cirurgia de Catarata?
A maioria dos pacientes percebe a melhora da qualidade da visão de forma rápida, e volta a enxergar com qualidade boa já nos primeiros dias. Em alguns casos isso pode demorar um pouco mais.
Após a cirurgia, o paciente operado deve ficar alguns dias de repouso e tomar alguns cuidados:
Não fazer esforço físico;
Não abaixar muito a cabeça;
Não coçar os olhos;
Proteger os olhos de claridade, poeira, sujeira;
Tomar cuidado ao lavar o rosto e os cabelos, para que não caia água nos olhos;
Evitar calor de fogo;
E é claro, seguir corretamente a receita dos medicamentos.
Depois da cirurgia de catarata precisarei usar óculos?
Através da cirurgia de Catarata nós também tratamos o grau dos óculos. Porém, não são todos os pacientes que conseguem ficar livre dos óculos após a cirurgia. Para que isso seja alcançado o paciente precisa ter uma boa saúde dos olhos e optar por utilizar as lentes intraoculares modernas.
O que são as lentes intraoculares?
São as lentes usadas na cirurgia de catarata. Essas lentes são implantadas dentro dos olhos e duram por toda a vida do paciente. Ou seja, não precisa trocar.
Não existe uma lente que seja ideal para todos os casos. Existem diferentes modelos de lentes intraoculares – Esféricas, Asféricas, Asféricas tóricas, Multifocais e Multifocais tóricas. Entre elas existe diferença de material, design e tecnologia para tratar grau de óculos. Com as lentes multifocais tóricas, por exemplo, é possível tratar Miopia ou Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia (dificuldade de enxergar de perto).